domingo, 24 de outubro de 2010

OFICINA DE CORDEL: UM SERVIÇO À LITERATURA POPULAR


Terminou ontem, à tarde, a Oficina de Cordel, ministrada pelo professor, músico, escritor e cordelista Manuel Azevedo. O espaço foi na própria Casa do Cordel, sito à Rua Vigário Bartolomeu, centro de Natal. Participei dos dois momentos, sempre aos sábados. Aprendi muito sobre o que é um cordel, a ponto de ter a consciência de que o texto que produzi, intitulado Cordel da Salvação, não é um cordel propriamente dito, embora tenha característica de cordel.
Por isto, em respeito a estes grandes artistas que queimam pestanas e derretem neurônios buscando um aperfeiçoamento em seu texto de cordel, deixando-o com rima e métrica, eu, Francisco Martins Alves Neto, venho a público dizer que a série evangélica que começa a ser posta a venda em novembro, terá característica de cordel, pois farei uso da xilogravura e do formato (folheto), mas isso não lhe dá o selo da arte do cordel.
Assim sendo, meus textos, escritos por Mané Beradeiro, terão em sua capa o seguinte aviso: "TEM CARA DE CORDEL (XILOGRAVURA E PAPEL) MAS NÃO SE ENGANE, É POESIA NO PAPEL"
Desta forma eu quero manter meu carinho e respeito aos escritores que já venho trabalhando dentro do Momento do Livro, como Luiz Campos, Antonio Francisco, Kydelmir Dantas, Bob Mota,Zé Saldanha, estes sim, cordelistas da gema.
Continuarei garimpando na Casa do Cordel e quem sabe a medida que for lendo e aprendendo possa realmente um dia ser cordelista.
Na foto acima eu sou o primeiro à esquerda, ao lado do professor Manuel Azevedo, que veste calça branca.

6 comentários:

Ivana Lucena disse...

Parabéns pela humildade do reconhecimento. Isso não desmerece em nada a qualidade do seu trabalho, muito pelo contrário, torna-se mais admirado ainda pela virtude de se dizer um eterno aprendiz. Um abraço.

Vânia Machado disse...

Achei fantástico seu reconhecimento. Parabéns pela postura digna. Continua tendo o meu apreço.Um abraço.

franciscomartinsescritor disse...

Agradeço a Ivana e Vânia os comentários. Obrigado.

franciscomartinsescritor disse...

Meu amado amigo poeta.

Estou feliz em receber esta sua Mensagem. Linda. Nobre atitude de um homem sábio, digno e mereçedor de todo o Talento do Universo.
Esta tua atitude de Humildade é caracteristica das pessoas cujo coração Deus fez manjedoura. Você é artesão das palavras.
És um Poeta na Dimensão, que sei , Maior. Tuas palavras voarão aos nossos corações não importa se no livro ou no Cordel.
Deus coloca em tí palavras sábias , doces manjar dos céus.
Assim como acreditamos na Tábua de Moisés, acreditamos no Poeta que és. Parabéns .

Auzêh Freitas
(via e-mail)

franciscomartinsescritor disse...

Parabéns, Mané "Xico" Berardêro... O reconhecimento as suas próprias limitações - neste momento - é uma grande virtude.
Com certeza, num futuro próximo, vosmecê estará fazendo e publicando cordéis de qualidade.
Agradeço a citação sobre este velho amigo.
Abração e ficamos aguardando o lançamento do livro/cordel.

Kydelmir Dantas
(por e-mail)

franciscomartinsescritor disse...

FMAN.... parabéns pela busca incansável da reprodução pura do cordel, eu particularmente gosto muito do cordel e serei seu fã numero um... boa sorte!!!

Atenciosamente
Claudemir Chiaratti
(por e-mail)