quinta-feira, 24 de março de 2011

UMA FLOR-SIMBOLO DO RN


Vivaldo Costa, deputado estadual da Assembléia Legislativa do RN, elaborou projeto de lei que visa transformar a flôr do algodão-mocó, como símbolo do Rio Grande do Norte. O algodão, também conhecido como "ouro branco" está presente na bandeira e no brasão do Estado. Esta reinvidicação não é de hoje, em 1945 o mestre Câmara Cascudo já havia formulado este pedido.

A xanana (acima) que nasce nos canteiros e em todas as ruas de Natal, é a flôr-símbolo da capital do Estado, através do esforço de Diógenes da Cunha Lima e Franklin Capistrano. O poeta cordelista Marcos Medeiros fez em versos esta história (leia em: http://recantodasletras.uol.com.br/cordel/2797086)

Um comentário:

Ivana Lucena disse...

Legal! Como sempre, você nos traz excelentes informações. "A xanana", não poderia ser outra, ela nos segue por toda Natal, não há bons projetistas de jardins que as impeça de aflorar pelos canteiros da cidade, lindas, singelas e sensíveis, morrem se arrancadas. "A flor do algodão-mocó, talvez esta já vivera mais dias de glórias do que os de hoje. Poucos são os Norte Riograndenses que a conhece. Um abraço, meu querido. Parabéns pelo seu trabalho.