sexta-feira, 6 de maio de 2011

CURIOSIDADES SOBRE MÃES DO RN



1) Maria Amélia Pereira Pacheco, casada com Felismento do rego Dantas Noronha (político, filiado ao Partido Republicano). Foi mãe de 15 filhos. Lá nos idos de 1853 a 1938. (Fonte: Desembargador Virgílio Otávio Oacheco Dantas. Meneval dantas. 1981)

2) Maria Terceira Dantas, esposa de Pacheco Dantas, também mãe de 14 filhos. Foi a primeira eleitora do Brasil, em 12 de novembro de 1927, na Comarca de Macaíba (Fonte: idem).

3) A Baronesa Bernarda Varela Dantas, casada com Manoel varela do Nascimento, o Barão de Ceará Mirim, era 18 anos mais nova que ele. Ele viveu 78 anos (1803 a 1881) e ela 69 anos (1821 a 1890). Fonte José Pacheco Dantas, livro de Hélio Dantas.1978.

4) Josefa de Araújo Pereira, filha de Tomaz de Araújo Pereira, tinha 16 anos quando casou com Caetano Dantas Correia, que estava com 43 anos. O casal gerou 19 filhos. 9 mulheres e 10 homens. O último filho do casal, O Coronel Caetano estava com nada mais nada menos que 70 anos. Fonte: O Coronel de Milícias Caetano Dantas Correia. Livro de Dom José Adelino Dantas. Edição fac-similar 2010 pelo Sebo Vermelho.


(imagem ilustrativa)

2 comentários:

Ivana Lucena disse...

Oi, amigo. O interessante que se observa de comum entre essas mães é, principalmente, a quantidade enorme de filhos. O que não é mais comum hoje em dia. As "mães modernas" não se arriscam a ter mais que três filhos, devido as carreiras profissionais associadas ao papel de mãe, esposa e dona de casa. Hoje ouvi no rádio uma homenagem da governadora às mães do nosso estado (RN). Com tristeza escutei um comentário que ela fez a respeito de nós ainda não havermos conseguido erradicar no RN os casos de morte por maternidade. Isso é inconcebível nos dias de hoje, com tantos avanços na ciência. Tomara que consigamos erradicar essa vergonha e tristeza o mais rápido possível. Né não?
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog.
Sou sua mais nova seguidora. Convido-lhe a visitar meu espaço poético que tanto gosto.
Beijo na alma.
Saudações Poéticas!