terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"MEU SONHO É SER PROFESSOR"

Prezado leitor, eu nunca pedi algo a você como o que faço hoje. Olhe esta foto e preste bem atenção a história deste menino. Ele tem apenas 12 anos, mora com nove irmãos, seus pais vivem trabalhando sem carteira assinada, fazendo bicos para trazer o pão de cada dia até a mesa. A casa é alugada. Nosso amigo aí em cima, chama-se JEFFERSON BEZERRA DA SILVA, em 2013 irá cursar o 6º ano do Ensino Fundamental. O que tem esta criança de tão especial? A resposta é a FÉ e o amor por uma vocação. Morando num bairro popular, em Bela Vista, na cidade de Parnamirim-RN, ele teve a iniciativa de montar em sua casa um espaço para ensinar as crianças a  ler. E isto  aconteceu tão logo ele aprendeu em 2010, na Escola Municipal Cícero Melo. A Professora Marlizete Ricardo contou-me que começou a desconfiar porque ele sempre queria levar uns dez livros para casa, quando os demais colegas se contentavam em levar dois no máximo. Indagado pela professora, ele declarou que compartilhava os livros com os alunos que ele tinha em casa. Aos poucos foi montando seu espaço, que ele carinhosamente chama de ESCOLA PROFESSOR ALUNO FELIZ. É na lateral da sua casa, num beco de um metro de largura que Jefferson plantou a semente do seu sonho e   nele recebe seis alunos da faixa etária de oito a treze anos, seus amigos de rua, que não sabem ler, e que foram pessoalmente por ele convidado para aprender a magia das palavras.
Jefferson  cria oportunidades, mostra-nos com seu exemplo que para fazer a diferença não é preciso esperar, basta saber doar do que se tem. O milagre acontece. Poderia escrever mais e mais, entretanto gostaria que você olhasse o album abaixo e fizesse uma leitura das imagens que valem por muitas laudas.
Parabéns Jefferson, você já é um professor e com certeza um dia será reconhecidamente um profissional da educação, com graduação, concursado e recebendo seus alunos em espaços maiores, onde poderá dar a eles muito mais.

3 comentários:

Tatá Estrela EMAGRECENDO disse...

linda lição desse pequeno professor. Não devemos desistir de nossos sonho, mesmo que este pareça estar tão longe de nós. Continue assim, professor vc já é.

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Francisco, encontrei seu espaço e li a crônica sobre o pequeno que quer ser professor.Linda a história, ser professor é uma grande missão, pois poderá alfabetizar muita gente, vai polir pessoas e aprender mais que ensinar. Digo isso, pois sempre aprendi e continuo aprendendo com meus alunos.Amo o que faço. É divino.Que este pequeno professor possa crescer não só em altura mas na alma.Grande abraço!

franciscomartinsescritor disse...

Sábias suas palavras, amanhã, sábado, estarei visitando ele e direi isto. Muito obrigado pela visita. Volte sempre!