terça-feira, 4 de junho de 2013

A REALIDADE E A PERSPECTIVA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


A segunda mesa da tarde de hoje, tem como tema Realidade e Perspectivas das Bibliotecas Escolares em Redes Municipais, com a presença de Edineide Almeida, Vandilma de Oliveira  e Judioneide Domingos..
A Professora Edineide Almeida, Secretária de Educação do município de Lagoa de Pedra e Presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/RN) expõe neste momento uma pesquisa que foi feita pela UNDIME no Rio Grande do Norte, junto aos 165 municípios, tendo obtido apenas a participação de 85, que somam 1004 escolas, num total de 185 bibliotecas municipais. A Professora Edineide Almeida fala sobre as dificuldades encontradas no âmbito desta realidade.
A Secretária de Educação do município de Parnamirim, Valdima Oliveira, iniciou sua participação, lendo a poesia "Biblioteca Verde" de Carlos Drummond de Andrade. E em seguida compartilhou com o público a realidade de Parnamirim, falando sobre os dados que eram 10% das escolas com biblioteca e hoje é quase total a existência de  bibliotecas nas escolas. Que brevemente o município irá implantar o projeto do Livro e da Leitura, na elaboração da sua lei, com reuniões periódicas a terem início no segundo semestre. A Secretária Vandilma listou inúmeras atividades que são desenvolvidas nas escolas, ligadas a promoção da leitura. Realçou a importância do projeto "Parnamirim - Um rio que flui para um mar de leitura", desenvolvido no município e que muito contribui para a promoção da leitura e amor aos livros. O projeto é coordenado por Angélica Vitalino, professora, que se dedica integralmente a este objetivo, com apoio de sua equipe. A mesa foi coordenada pela Dra Cláudia Santa Rosa, do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).
Vandilma Oliveira

Edineide Almeida e Cláudia Santa Rosa

 

Nenhum comentário: