segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MANÉ E SEUS BICHINHOS EM MAXARANGUAPE

Foi ontem, domingo, dia 20 de janeiro, que Mané Beradeiro fez a sua primeira apresentação do ano 2013. O evento aconteceu numa casa de praia, em Maxaranguape-RN, no churrasco de confraternização pela aprovação de Vitor e Viviane no vestibular da UFRN. Presentes amigos e familiares, que tiveram a oportunidade de desfrutar de alguns minutos com Mané, macaco Sarauê e o Jumento Ananias.



sábado, 19 de janeiro de 2013

UM SARAU EM PROL DE UM TEMPLO

O Mané Beradeiro e o Pr. Marco Lianza estarão juntos num show beneficente, o sarau MISTURANDO OS VERSOS, que será dia 4 de abril, em Natal. Mané Beradeiro é poeta cordelista e o Pr Marco Lianza faz poesias eruditas, em versos livres. O show tem como objetivo angariar recursos para a construção do templo da Igreja Batista Regular Emaús, na cidade de Parnamirim.
Haverá participação de escolas convidadas. Na oportunidade Mané Beradeiro lançará vários folhetos inéditos, até o momento já tem pronto:
Lamento Sertanejo
Das Trevas à Luz
A Primeira Namorada
Um Sonho Virou Verdade
Crentologia da Fé
 Até lá farã outros cordeis.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES - COTIDIANO Nº 2


Há dias que não sei o que me passa
eu abro o meu Neruda e apago o sol
misturo poesia com cachaça
e acabo discutindo futebol
mas não tem nada não
tenho o meu violão.

Acordo de manhã, pão com manteiga
e muito, muito sangue no jornal
aí a criançada toda chega
e eu chego a achar Herodes natural.
Mas não tem nada não
tenho meu violão.

Depois faço a loteca com a patroa
que sabe nosso dia vai chegar
e rio porque rico ri à toa
também não custa nada imaginar.
Mas não tem nada não
tenho meu violão.

Aos sábados em casa
tomo um porre e sonho
soluções fenomenais
mas quando o sono vem
e a noite morre
o dia conta histórias sem iguais.
Mas não tem nada não
tenho meu violão.

Às vezes  quero crer,
mas não consigo
é tudo uma total insensatez
e aí pergunto a Deus
escute, amigo
se foi pra desfazer
porque é que fez?

Após bacharela-se em Letras, o poeta Vinícius Moraes entra na Faculdade de Direito, em 1930 e três anos depois conclui o curso. Em 1933 publica seu primeiro livro: O CAMINHO PARA A DISTÂNCIA.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ABERTA A TEMPORADA DE AGENDAMENTO DO MOMENTO DO LIVRO

Está aberta a temporada para agendamento das apresentações de Mané Beradeiro, Palhaço Leiturino, Alfabetino e sua turma: Jumento Ananias, Macaco Sarauê, etc. Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Mediadores de Leitura, Professores, lembrem-se deste projeto na semana pedagógica e abram espaço para uma aula lúdica de incentivo à leitura, principalmente o cordel.

CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES - A ROSA DESFOLHADA


Tento compor o nosso amor
dentro da tua ausência
toda loucura, todo martírio
de uma paixão imensa.

Teu toca-discos, nosso retrato
um tempo descuidado
tudo pesado, tudo partido
tudo no chão jogado.

E em cada canto, teu desencanto
tua melancolia
teu triste vulto, desesperado
ante o que eu te dizia.

E logo o espanto
e logo o insulto
o amor dilacerado
e logo o pranto ante a agonia
do fato consumado.

Silenciosa ficou a rosa
no chão despetada
que eu com meus dedos
tentei à medo reconstruir do nada,
o teu perfume, teus doces pelos,
a tua pele amada,
tudo desfeito, tudo perdido,
a rosa desfolhada.

Vinícius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913. No ano de 1924 começou seu curso secundário no Colégio Santo Inácio, em 1927 já estava compondo com os irmãos Tapajoz e no ano seguinte compõe com eles LOURA OU MORENA e CANÇÃO DA NOITE. Em 1929 bacharela-se em Letras.

LEMBRANDO O NASCIMENTO DE AUGUSTO SEVERO

Nascido em Macaíba, em 11 de janeiro de 1864, de família tradicional e numerosa com doze irmãos, era filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e Feliciana Maria da Silva Pedroso. Depois de estudar o primário em Macaíba,  ingressou no Atheneu (Natal) e se transferiu para a Bahia onde completou o curso secundário, no Colégio Barão de Macaúbas. Em 1880 estudava na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, na qual cursou 1º ao 3º ano de  engenharia. Voltou a Natal, onde em 1982 lecionou matemática no Atheneu e militava ao lado do seu irmão Pedro Velho, nas lutas políticas locais. Foi deputado estadual e federal. Em 1902 parte do Rio de Janeiro com destino a França onde irá realizar sua experiência com balão dirigível, o PAX. No dia 12 de maio de 1902, às 5:30hs, no Parque Vaugirard, em Paris, o balão PAX sobe silenciosamente com Augusto Severo e o mecânico francês Sachet. Quinze minutos mais tarde, a uma altura de quatrocentos metros, ocorre violenta explosão e a aeronava em chamas cai na Avenida Marne, trazendo consigo os corpos carbonizados. Era o fim de Augusto Severo, aos 38 anos.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A PRIMEIRA NAMORADA

Hoje namorar é bem diferente da segunda década de 1900. Hoje se fica e enfica. Antigamente namorar era um ato de coragem. Resgatei neste folheto de cordel a história que tantas vezes ouvi meu avô (Chico Martins) contar sobre a experiência dele com a primeira namorada. O texto fará parte das poesias a serem declamadas no show MISTURANDO OS VERSOS,  dia 4 de abril, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, da Fundação José Augusto.

PRESSÁGIO

 Leio Leonardo Barros desde o seu primeiro livro, O Amor de Yoni e tenho, desde então, acompanhado a sua carreira como escritor. O seu primeiro livro, com uma forte conotação erótica, me chamou a atenção não pelo erotismo em si, mas pela sua linguagem, pela sensualidade latente inerente a cada uma das personagens, mas também pelo seu humor. O seu livro seguinte, O Maníaco do Circo, eu tive a oportunidade/ privilégio de ler antes do lançamento oficial, que aconteceu na Bienal do livro do Rio de Janeiro de 2009. Neste livro, notei uma mudança drástica quanto a forma do escritor, quanto às historias que se desenrolavam nesse segundo romance. No segundo livro, Leonardo Barros apresentou uma face mais perversa, tendo uma forte carga psicológica permeando toda a história, sem deixar, nunca, de ser Leonardo Barros, com seu toque de sensualidade nas personagens, seu erotismo velado e, nesse livro em específico, um tom de um humor mais ácido, mais negro.
Livro após livro, Leonardo Barros não foi apenas se superando, mas sim evoluindo, tanto que quando ouvimos rumores sobre o lançamento de seu próximo livro, a primeira pergunta que fazemos é: “o que será que ele vai aprontar agora?”.
É sempre bom ler um livro, lançamento, de Leonardo Barros, e olhar para trás e rever, reviver todas as histórias já lidos dele, e ao ler Presságio me envolvi com a história, vi traços, sim, óbvio, do primeiro Leonardo Barros, no entanto acabei me surpreendendo ao ver um novo autor, mais maduro, mais conciso, mais direto, que sabe onde quer chegar, que sabe melhor conduzir a história, que sabe prender mais o leitor. Leonardo Barros tem várias faces, e em Presságio encontramos todas essas expostas na medida certa. Um toque de mistério/ suspense, pitadas de um característico humor (provocado pela inusitada situação em que personagens se metem), uma sensualidade (dessa vez mais sutil e disfarçada, e por isso mesmo, talvez, mais provocante e imaginativa para o leitor), tramas psicológicas e momentos de tensão capazes de deixar o leitor com o coração acelerado e a sensação de boca seca.
Fiquei tenso em algumas passagens, ri de determinadas circunstâncias da história, torci em outros momentos, fiquei curioso para saber onde iria dar todo aquele "emaranhado" em que se tornou a trama e só me dei por satisfeito de verdade quando li a última palavra e vi um último ponto final na última página, quando pude fechar satisfeito o livro, e comprovar, mais do que nunca, o momento ímpar que vive Leonardo Barros, o seu momento de notável e grande evolução.
 
Por Lima Neto ( http://lugardaspalavras.blogspot.com.br/2013/01/pressagio.html)
 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CONVERSA DE CANCELA - II

-E aí comadre, aquele problema já resolveu?
-Que nada, continua parado. Tudo do mesmo jeito.
-Mas comadre você tem que chamar seu marido para uma conversa.
-Eu sei, mas ele diz que é macho e macho não conversa, manda.
-Ah! Se fosse comigo, quando ele abrisse a boca para dizer que era macho eu rebatia na hora falando: macho mesmo é o relógio que dá até 12 sem tirar o ponteiro.
-Deus me livre de falar uma coisa dessa para ele
-Então tu vais ficar calada e aguentar a sogra morando com vocês durante seis meses sem nenhuma precisão?
-Faz parte.
-Como assim: faz parte?
-Casamento é o único crime que já vem equipado com o castigo.
-É, a vida nem sempre é boa.
-Se a vida fosse uma coisa boa ninguém teria nove meses de férias antes de nascer.
-Ainda bem que a minha sogra já morreu...
-Pois é, você é que tem sorte, atirou no detefon e acertou na mosca.
-Estou indo comadre, tenho muitas roupas para lavar e quarar na beira do rio.

(Mané Beradeiro - 08.01.2013)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ASSIM DISSERAM ELES ....

Gilberto Freyre

"A Verdade é que, sem ela (literatura de cordel) faltaria no nordeste uma expressão preciocíssima de sua vivência e de sua convivência"

Gilberto Freyre, em Literatura de Cordel - Antologia, organizada por Ribamar Lopes, 1982, pág 13.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

MISTURANDO OS VERSOS - SHOW BENEFICENTE

Pr. Marco Lianza

Mané Beradeiro e o Pr. Marco Lianza estarão no mês de abril fazendo um show beneficente, em prol da construção do templo da Igreja Batista Regular Emaús - no Parque Industrial, em Parnamirim. O local do show será o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, da Fundação José Augusto, em Petrópolis, Natal. Os ingressos estarão à venda ao preço de R$ 10,00 a partir do final deste mês.  Pr. Marco Lianza é poeta de versos livres, com vários CD´s de poesias já lançados. O show promete ser uma noite bem calorosa de arte, com os dois poetas no palco, cada um apresentando seu estilo. Haverá também apresentação de escolas convidadas  outros artistas locais.

CASAGRANDE E SENZALA 80 ANOS


80 anos de  vida fará em dezembro deste ano, a obra clássica de Gilberto Freyre, "CASAGRANDE E SENZALA", lançada em  1 dezembro de 1933, quando o autor estava com 33 anos. Entretanto, foi no dia 20 de janeiro de 1933 que o autor definiu este título para o seu livro. Antes, Gilberto Freyre vinha intitulando de "Vida Sexual e de Família no Brasil Escravocrata". Em 1942 saiu a primeira edição na Argentina, no Carnaval de 1962 a Escola de Samba Mangueira-RJ desfilou tendo como samba enredo o tema deste livro e em 1970 a obra foi adptada para o teatro. É um livro indispensável em qualquer biblioteca e à leitura de todo brasileiro.

sábado, 5 de janeiro de 2013

CONVERSA DE CANCELA - I

-Bom dia! O senhor visitou a fazenda do seu futuro genro?
-Fazenda? Aquele mentiroso disse que tinha um açude lá do tamanho de Gargalheiras, e o quê eu vi foi que a água é tão pouca, mas tão pouca que não dá nos peitos de um peba.
-E ele falava tanto que tinha uma grande plantação de capim para alimentar o gado ...
-Tudo mentira. O pasto que eu vi lá é tão pequeno, tão baixo, mas tão baixo que periquito e canário comem de cócoras.
-Será verdade patrão?
- E por acaso você acha que sou homem de mentira? Quem não tem palavra é o Governo, pois suas juras e promessas são mais falsas que beijo de rapariga.
-Tem razão!
-Mas o senhor continua aprovando o namoro dele com sua filha?
-Homem, os tempos mudaram, eu sei que ele é mais ruim que jerimum cheio d'água, mas quem vai viver com ele é ela, e não eu.
-E o senhor não vai dizer nada a ela, dá um conselho, coisas assim...
-Eu não, vou continuar calado que só sino na semana santa. Minha esposa também acha melhor assim, pois segundo ela, na idade que tá nossa filha, se não for com ele, tá dificil encontrar outro namorado, mas dificil que mortalha de segunda mão.
-Compreendo patrão. Agora, se me permite tô indo à feira, pois o caminho é longo e mais tarde o sol vai castigar, e não quero voltar no calor do meio dia, para ficar sofrendo igual a peba em areia frouxa. Inté patrão.
-Vá com Deus, quem tem perna curta levanta cedo e sai primeiro.

( Mané Beradeiro - 05.01.2013)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES - MORENA FLOR

Se vivo fosse o poeta Vinícius de Moraes estaria celebrando este ano seu centenário de nascimento. Nascido em 19 de outubro de 1913, o poeta viveu 67 anos, até o dia 9 de julho de 1980, quando encantou-se o homem que consagrou suas décadas de vida ao amor e a mulher. Ao longo deste ano estarei postando algumas poesias suas por aqui, em homenagem ao grande poeta da literatura brasileira.

Morena flor
me dê um cheirinho,
cheirinho de amor,
depois também,
me dê todo esse denguinho
que só você tem.
Sem você o que ia ser de mim?
Eu ia ficar tão triste,
tudo ia ser tão ruim,
acontece que a Bahia fez
você todinha assim,
só prá mim

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MINHAS LEITURAS - "ISTO NÃO É CONTO DE FADAS"

Livro: ISTO NÃO É CONTO DE FADAS
Autor: Dale Tolmasoff
Editora Fiel da Missão Evangélica Literária
Ano: 2005
Páginas: 30

Dale Tolmasoff recontou a História de Jesus Cristo provando literariamente que não é um conto de fadas. O livro é ideal para ser lido por crianças, jovens e adultos, além de ser uma ferramenta  grandiosa para contação de histórias. Num mundo cercado por fábulas e lendas, o autor nos remete à História da Salvação com texto suaves e profundos e com ilustrações (de Corbert Gauthier) que por si só já valem por mil palavras.

2013 COMECEI CONTANDO HISTÓRIA


Dale Tolmasoff escreveu o livro  "ISTO NÃO É CONTO DE FADAS". Nele, o autor reconta de forma cativante a história da vida de Jesus Cristo mostrando literalmente que não é um conto de fadas.
Aprovetei o momento e fiz a contação desta história no culto que teve ontem à noite, no templo da Igreja Batista Regular Emaús-IBRE.
Desta forma principio o 5º ano do Momento do Livro levando às pessoas o gosto pela leitura e a verdade sobre a mais bela das histórias.