sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SETE ANOS DO MOMENTO DO LIVRO

Outubro chega ao fim, é o mês em que se celebra o dia das crianças, dos professores, do livro nacional, entre outras. É também o mês no qual nasceu em 2008 o projeto Momento do Livro, que está na sua 7ª edição.
Tendo como berço a  Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim-RN, o projeto foi ganhando espaço e notoriedade no meio de outras escolas e expandindo-se por outros municípios. Dizer o quanto esse projeto já fez é uma tarefa que exige controle de todas as ações, mas graças aos registros que vem sendo feitos, podemos assegurar que os números são significantes. O projeto tem várias áreas de atuações: aulas sobre leitura, contação de histórias, shows com os personagens Mané Beradeiro e o Palhaço Leiturino e em maio deste ano começou a produzir através da Editora Carolina Cartonera, livros artesanais, já com duas edições  lançadas ( As Mulheres de Jesus e Manuscrito do Amor). A Editora está levando até as escolas publicas de Parnamirim o trabalho cartonero, graças ao apoio recebido pelo projeto "Parnamirim - um rio que flui para o mar da leitura", tão bem capitaneado pela professora Angélica Vitalino. 
Nesta área, a professora Aracy Gomes (a primeira mulher a vestir a camisa da editora Carolina Cartonera) está juntamente com o escritor Francisco Martins levando oficinas às escolas e breve, ainda este ano serão lançados alguns trabalhos escolares.
O mentor do projeto, Francisco Martins, não se cansa de ir buscar capacitação para cada vez mais poder ofertar algo melhor àqueles que sempre buscam o Momento do Livro, que seja através de Mané Beradeiro, Palhaço Leiturino ou mesmo com o escritor, no intuito de receber cultura e diversão. Até a data de 31 de outubro  o projeto contabiliza 62 eventos só este ano de 2015.






Nenhum comentário: