quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PALESTRA SOBRE FOTOGRAFIA, MERCADO E ARTE

O RN Criativo em parceria com a Duas Estúdio promove a palestra Paris Photo 2015: fotografia, mercado e arte. O evento acontece dia 30 de novembro às 15h, será ministrado pelas fotógrafas Elisa Elsie e Mariana do Vale do Duas Estúdio, no Solar João Galvão, sede do RN Criativo. A palestra é totalmente gratuita e aberto ao público interessado em fotografia.

A palestra terá como foco a fala das fotográfas sobre a experiência do Paris Photo 2015 - uma exposição mundial de fotografia histórica e contemporânea que reúne dezenas de expositores, resultado de um projeto submetido a edital do MINC. O Duas Estúdio foi contemplado pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e realizou uma viagem para conferir de perto as novidades do cenário da fotografia durante o evento que está na sua 19ª edição e acontece anualmente, em novembro, em Paris.

A exposição fotográfica Paris Photo

O Paris Photo é a principal feira de arte internacional da atualidade dedicada à fotografia. O programa inclui exposições selecionadas por curadores a partir de coleções públicas e privadas, bem como conversas, entrevistas, debates e performances que reúnem figuras-chave da comunidade artística internacional. Há cinco anos o evento também sedia o "Paris Photo - Aperture Foundation PhotoBook Awards" que premia anualmente os melhores fotolivros inscritos, incentivando e divulgando o papel desta ferramenta na narrativa fotográfica, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos ao redor do mundo. Em 2015, acontece a 19ª edição da feira que irá contar com 174 expositores, dos quais 147 são galerias especializadas em venda de fotografia como obra de arte de vários países do mundo e os 27 restante são editoras e livrarias. A importância do Paris Photo pode ser definida a partir do momento em que o evento põe em evidência artistas de vários países, em 2014, foram 1.231 artistas expondo pelos corredores e saguões do Grand Palais. Além disso, há a circulação de obras de arte, livros e pessoas numa intensidade
crescente a cada ano. Os debates, conversas e entrevistas oferecidos pela organização estimulam e ampliam o conhecimento da fotografia contemporânea. É uma oportunidade singular de entrar em contato com a produção fotográfica da atualidade num único espaço durante os quatro dias de evento.


O que é o Duas Estúdio?

O Duas é hoje um Espaço Cultural localizado em Natal RN que desenvolve atividades de Escola de Fotografia, Galeria de Arte especializada em fotografia, Estúdio Fotográfico e Produtora Cultural. É composto por Elisa Elsie e Mariana do Vale ambas graduadas em Jornalismo pela UFRN e ampliaram seus estudos em Nova Iorque e Madri, respectivamente. Os cursos oferecidos pelo Duas foram pensados de acordo com a exigência do público interessado em fotografia de Natal, antenado aos movimentos das fotografia nacional e internacional.

SERVIÇO
O que? Bate-papo Paris Photo 2015: fotografia, mercado e arte
Quando? 30 de novembro às 15h
Onde? RN Criativo - Solar João Galvão - Cidade Alta
Quanto? Acesso gratuito


Nenhum comentário: