sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

LUIZ CARLOS PRESTES - UM COMUNISTA BRASILEIRO

A chave de leitura é dada pela condição da autora, Anita Leocádia Prestes, filha do líder comunista e sua assessora de 1958 até sua morte. Não se deve esperar isenção da historiadora. Sua perspectiva, naturalmente, é a de Prestes, cuja careira foi marcada por polêmicas, inclusive no campo da esquerda.
Reprodução
Trata-se de uma biografia política. Aspectos pessoais são logo tirados do caminho. A notícia da morte de Olga, mãe da autora, nos campos nazistas, é resumida em duas linhas. Algumas análises são apenas burocráticas, como argumentar que o levante de 1935 não foi uma insurreição comunista.
O que o livro tem de melhor é a documentação, à qual a autora teve acesso privilegiado. Nesse sentido, é uma obra importante para ser consultada. O "Prestes" de Anita Leocádia fica no meio do caminho entre a exaltação de Jorge Amado em "O Cavaleiro da Esperança" e "Um Revolucionário entre Dois Mundos", de Daniel Aarão Reis, que oferece um relato mais equilibrado. (Oscar Pilagallo)
LUIZ CARLOS PRESTES - UM COMUNISTA BRASILEIRO
QUANTO: R$ 48 (608 PÁGS.)
AUTOR: ANITA LEOCÁDIA PRESTES
EDITORA: BOITEMPO 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/guia-de-livros-discos-filmes/2015/12/1719471-filha-de-luiz-carlos-prestes-lanca-biografia-politica-sobre-o-pai.shtml

Nenhum comentário: