terça-feira, 28 de novembro de 2017

O UNIVERSO DAS BONECAS TILDA NAS MÃOS DE HELÔ

A nossa exposição virtual hoje mostra a arte de um membro desta Academia. Trata-se da Acadêmica ceará-mirinense MARIA HELOISA BRANDÃO VARELA, ocupante da Cadeira número 27 da ACLA, que tem como Patrono Ruy Antunes Pereira.

A imortal, advogada de profissão, é também escritora, viandante contumaz e agora artesã das bonecas/grife “Tilda”, a quem dedica os seus momentos de lazer.
Mas antes de lhes mostrar as fotos das famosas bonecas, vamos falar um pouco sobre elas, a “Tilda” e sua origem.

Esta boneca, a Tilda, é um artesanato fino, que se caracteriza por personagens cômicos, ingênuos, em forma de gente ou animais.
Ela foi criada por Tone Finnanger, quando contava com 25 anos de idade. A norueguesa, descendente de uma família de artesãos, gostava muito da arte e do artesanato e sonhava em fazer bonecos e cenários para filmes de animação. E quando trabalhava numa loja de artesanato (na função de designer gráfica), elaborou o modelo da boneca, em 1999, inspirada na arte dos seus familiares artesãos.

A boneca Tilda original tem as seguintes características: mede 63 cm, tem as pernas compridas, os olhos, discretos, formados por dois pontinhos e bochechas rosadas e, a principal, não tem boca pois, segundo a concepção original da sua criadora, “fala com o coração”.

Tone Finnanger ainda continua criando modelos, estampas e personalidades para a Tilda. Hoje, ela vive em uma ilha próxima a Oslo, onde mantêm um estúdio de criação.
A partir da concepção, no Brasil, a moda espalhou-se rápido pelos ateliês. É comum até ouvirmos relatos de figurinistas que começaram a criar a partir de Tildas, pelo carisma que a bonequinha desperta.

A Tilda assume o papel de camponesa, professora, veterinária, ou seja, apresenta-se de diversas formas. Adquire novos detalhes e novas “personalidades”, a partir da concepção de quem a elabora. Hoje a boneca Tilda se caracteriza como uma “grife” de artesanato. Além das bonecas magrinhas há também a versão gordinha. E não importa a forma como se apresenta, sempre o sucesso é geral!






Encomendas através do telefone (084) 3222 5597 - Helô Brandão

Disponível em:  https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1540110242947373&id=100008452352746&comment_id=1827704697521258&notif_id=1511819562985783&notif_t=mentions_comment. Visualizada em 27 novembro 2017

Nenhum comentário: